sexta-feira, 12 de julho de 2013

GEFIM/LC ministra Oficina no Seminário Municipal de Educação de Lindolfo Collor

Na manhã do dia 12 de julho de 2013, das 7h30min às 9h, ocorreu, integrando o Seminário Municipal de Educação de Lindolfo Collor, a oficina intitulada "Educação Fiscal na Prática: Propostas da Educação Infantil às Séries Finais do Ensino Fundamental". Esta foi ministrada pelos integrantes do GEFIM/LC, Miriam Jung, Rogert Bauermann e Rúbia Müller.
Na ocasião, participaram 8 professores e 1 secretário de escola da rede municipal de ensino, que se inscreveram nesta oficina. Com estes, foram vivenciadas várias situações objetivadas na ideia de ficarem como recursos pedagógicos para uso diretamente em sala. Desta forma, buscou-se trabalhar de forma bem prática.

A oficina iniciou com a vivência de compras no Mini Mercado GEFIM/LC, com a compra registrada com Nota Fiscal, inclusive com a inserção de CPF na nota e registro da porcentagem de imposto, na compra feita. Partindo desta atividade, várias questões foram analisadas, assim como sugestões para variações foram dadas. Logo após, foi conhecida a Educação Fiscal, partindo para conhecer o trabalho, função e missão desta em Lindolfo Collor. Pensou-se, também, sobre a Lei 922/2011, que instituiu a Educação Fiscal como tema transversal dos trabalhos pedagógicos nas escolas da rede de ensino, porém buscou-se, em toda oficina, desmistificar esta obrigatoriedade, percebendo, efetivamente, a potencialidade que esta temática tem no trabalho com os indivíduos.
Um momento bastante interessante e descontraído da manhã, foi um circuito de jogos, o qual foi vivenciado por todos. Estiveram à disposição vários jogos (na sala: Lince de Educação Fiscal, Tapa Certo de Separação de Lixo, Cara a Cara de Cargos administrativos, Dominó de Valores Altos e Baixos; no pátio: Twister dos Tributos e Jogo da Velha Humano) criados pelo GEFIM/LC, afim de trabalhar a temática. Todos eles podem ser solicitados pelos professores para uso em sala de aula, sempre que necessário. Também foram conhecidos jogos comerciais, que por si só, já contribuem expressivamente para a Consciência Cidadã. No mesmo intuito, foram apreciadas charges, que se relacionam ao tema, que vem a ser um ótimo recurso pedagógico para análise com os alunos, ampliando seus pensamentos.
Seguindo, foram apresentados aos participantes o blog da Educação Fiscal de Lindolfo Collor, o site reformulado do município, com link que direciona ao blog da Educação Fiscal, assim como o site para cadastro na Nota Fiscal Gaúcha, do Governo Estadual, juntamente com explicações acerca desta. Também aproveitou-se para informar que o GEFIM/LC, enviou a Brasília, ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, o projeto "Difundindo a Educação Fiscal em Lindolfo Collor", relatando que esta oficina é, inclusive, uma das propostas pensadas na construção de tal projeto. Aproveitou-se, também, para coletar os e-mails dos participantes, com o objetivo de repassar a eles, mais informações, novidades e ideias para auxiliá-los no trabalho direto com os alunos, assim como os materiais utilizados na respectiva oficina.

Ao encerrar esta agradável manhã de muitas trocas de ideias, a cada participante foi entregue um kit contendo folders informativos, adesivos, a Lei Municipal 922/2011, reportagem acerca da obrigatoriedade da clareza de valores de impostos nas notas fiscais, assim como uma camiseta e caneta, juntamente com o jogo 'Trilha da Turma da Cidadania'.
Somos extremamente gratos aos participantes, que enriqueceram este momento.


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
Vivenciando compras no Mini Mercado GEFIM/LC 



Explanações


Vivenciando Jogos Diversos









  





Lembrança aos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário