terça-feira, 1 de julho de 2014

Regulamento do Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor/2014

Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor/2014
Página Virtual: educacaofiscallc.blogspot.com.br

REGULAMENTO

Apresentação                  
  
Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor/2014 é uma iniciativa do Grupo de Educação Fiscal Municipal de Lindolfo Collor (GEFIM/LC) em parceria com as professoras das disciplinas de Arte e Língua Portuguesa das turmas de Sétimos Anos da Rede Municipal de Ensino do referido município. Este Concurso é uma proposta dentro do projeto “Educação Fiscal: Cooperando para a Cidadania”, que foi estabelecido como base dos trabalhos no Programa Municipal de Educação Fiscal de Lindolfo Collor durante o corrente ano, sendo uma ação voltada a um grupo de alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental das Escolas da Rede.


Objetivos do Concurso

  • Promover temáticas relacionadas à Educação Fiscal junto às turmas de 7º Ano das escolas da Rede Municipal de Ensino de Lindolfo Collor;
  • Valorizar produções dos próprios alunos da Rede Municipal de Ensino de Lindolfo Collor;
  • Utilizar como material didático as Histórias em Quadrinhos selecionadas, sendo impressas em material a ser utilizado a partir do próximo ano com as turmas do município para o trabalho relacionado à Educação Fiscal, em sala de aula.


Tema dos Quadrinhos:
            As Histórias em Quadrinhos deverão abordar questões relacionadas à Educação Fiscal, podendo ser baseadas nos seguintes focos, no exercício da Cidadania:
  • Preservação do Patrimônio Público;
  • Importância da Solicitação de Nota Fiscal, como forma de haver o correto retorno financeiro para o município, a partir dos impostos pagos junto com as compras que são feitas;
  • Tributos: Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria;
  • Importância do acompanhamento da utilização dos Recursos Públicos.

Abordagem do Tema:
            A temática base da elaboração das Histórias em Quadrinhos – o exercício da Cidadania – deverá ser abordada a partir de algum dos quatro focos citados no item “Tema dos Quadrinhos”. O foco será de escolha livre por parte de cada inscrito, estabelecendo-se como assunto da sua produção. Para a História em Quadrinhos, os inscritos poderão criar a quantidade de personagens que quiserem, podendo ainda utilizar os mascotes Capivarito e Zé Notinha, para esta função, ficando vedada a utilização de personagens que já existam. Também é vedada a reprodução de História em Quadrinho que já exista. Desta forma, compreende-se que todos os trabalhos deverão ser totalmente originais.
Observação: Os trabalhos não poderão ser Assinados, somente Rubricados.


Quantidade de Quadrinhos:
            Para o Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor/2014, somente serão considerados trabalhos com no mínimo 8 quadrinhos.

Tamanho da Base:
            Os trabalhos deverão ser produzidos em folha A3 (29,7cmX42cm).


Material Auxiliar de Pesquisa: 
            Como meio que pode auxiliar como inspiração para a produção das Histórias em Quadrinhos, os participantes do Concurso podem acessar a Página Virtual do Programa de Educação Fiscal de Lindolfo Collor, através do blog educacaofiscallc.blogspot.com.br. Neste, são publicadas informações, trabalhos e ações que foram e/ou vem sendo realizadas de forma vinculada ao Programa, podendo servir como fonte de pesquisa.


Categorias:
            O Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor está organizado em uma categoria, sendo que a participação é exclusiva aos alunos das turmas de Sétimos Anos das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Ao final do Concurso, serão escolhidos três trabalhos: um de cada escola participante, sendo Escola Municipal de Ensino Fundamental Meno Dhein, Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato e Escola Municipal de Ensino Fundamental Nereu Ramos.


Avaliação:
            Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Avaliativa, composta por pelo menos um professor de Arte, um professor de Língua Portuguesa e um representante da Educação Fiscal, podendo ser Disseminador ou responsável pelo setor no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum dos integrantes da Comissão Organizadora do Concurso de Histórias em Quadrinhos de Lindolfo Collor/2014 fará parte da Comissão Avaliativa do Concurso.
            A avaliação ocorrerá a partir de análise da Comissão de Avaliação dos materiais produzidos, levando em conta os critérios de avaliação e as restrições, descritas neste regulamento.


Critérios de Avaliação:
  • Qualidade dos Diálogos;
  • Linha narrativa envolvente;
  • Progressão temática da linha narrativa (Sequência Lógica);
  • Escrita correta;
  • Linguagem Adequada;
  • Escrita em Caixa Alta ou Script;
  • Uso adequado dos balões e onomatopeias, quando houver;
  • Coerência à temática do Concurso.


Restrições: 
            O texto do trabalho deverá ser registrado obrigatoriamente em Caixa Alta ou Script.
            Não serão considerados trabalhos:
  • Com uso de Abreviações (exemplo: vc, pq, qdo, tbm, d+);
  • Com uso de expressões ofensivas (pornografias, palavrões);
  • Com menos de 8 quadrinhos;
  • Que já existam, estabelecendo-se como cópia;
  • Com uso de personagens já existentes, exceto os mascotes Zé Notinha e Capivarito, sendo representantes do Programa de Educação Fiscal Municipal e do próprio Município, respectivamente.
            Qualquer questão não especificada no presente regulamento, será analisada pela Comissão Organizadora do Concurso.


Premiação:
            Cada um dos três alunos que terão seus trabalhos selecionados pela Comissão de Avaliação receberão como premiação:
  • A participação em um Passeio;
  • Um Kit de Materiais Artísticos;
  • Um Kit de Itens da Educação Fiscal de Lindolfo Collor;
  • Um Item Personalizado com o trabalho selecionado.
Os três trabalhos selecionados serão utilizados na criação de material para uso didático pelos professores da Rede Municipal de Lindolfo Collor, a partir do próximo ano.


Ato de Premiação:
            A entrega dos prêmios aos estudantes, cuja produção foi selecionada como destaque de cada espaço escolar participante, ocorrerá em evento solene com a presença dos integrantes da Comissão Organizadora do Concurso de Histórias em Quadrinhos de Lindolfo Collor/2014, dos alunos premiados, de seus familiares, de Equipes Gestoras das Escolas de origem, de representantes da Administração Municipal, assim como das Secretarias da Educação e Fazenda.


Inscrição:
            A inscrição é automática a todos os alunos matriculados nas turmas de 7º Ano das escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo oficializada a partir de preenchimento da ficha de inscrição.


Cronograma:

·                                     30/06 – Reunião da Comissão Organizadora do Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor/2014, para elaboração do Regulamento;
·                                     01/07 a 11/07 – Período de Divulgação do Concurso;
·                                     14/07 a 12/09 – Período para Produção das Histórias em Quadrinhos em aulas de Arte e Língua Portuguesa;
·                                     15/09 a 19/09 – Período de Avaliação dos Trabalhos Produzidos;
·                                     24/09 – Divulgação do Resultado na Página Virtual do Programa Municipal de Educação Fiscal de Lindolfo Collor: educacaofiscallc.blogspot.com.br;
·                                     25/09 e 26/09 – Entrega dos Certificados de Participação a todos os estudantes envolvidos no Concurso e entrega dos convites para a Cerimônia de Premiação aos alunos selecionados;
·                                     29/09 – Cerimônia de Premiação, ao final da tarde, com entrega dos Prêmios materiais;
·                                     Outubro/Novembro – Realização do Passeio com os Estudantes cujos trabalhos foram selecionados.


Membros da Comissão Organizadora
            A Comissão Organizadora do Concurso de Histórias em Quadrinhos da Educação Fiscal de Lindolfo Collor/2014 é composta pelas professoras de Arte Liana Machado e Vanessa Pohren, pelas professoras de Língua Portuguesa Maira Maurer e Patrícia Rieger, e pelos membros do GEFIM/LC, sendo a Secretária da Fazenda Miriam Jung e os professores Rogert Bauermann e Rúbia Müller.


Ficha de Inscrição:
PREENCHIMENTO DO PARTICIPANTE
COLE SOMENTE ESTE LADO, PASSANDO COLA NO VERSO
FICHA DE INSCRIÇÃO:

Nº de Participação:
Nome Completo: _______________________________ _______________________________________________ _______________________________________________
Data de Nascimento: _____/_____/_________
(   ) EMEF Meno Dhein
(   ) EMEF Monteiro Lobato
(   ) EMEF Nereu Ramos
Nº de Participação
________________


LEGENDA:

CORTAR;

DOBRAR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário